Saber como separar as contas pessoais das contas da empresa é essencial para o desenvolvimento de qualquer negócio. No entanto, é comum que, principalmente os pequenos empreendedores, donos de empresas familiares, acabem por misturar as finanças.
Por isso, trouxemos algumas dicas úteis para te auxiliar a manter essa separação que é importantíssima para o crescimento do seu negócio.
Para conferir, é só continuar a leitura!
Como separar as contas pessoais das contas da empresa, confira 4 dicas
De acordo com pesquisas realizadas, mais de 45% dos microempreendedores sentem dificuldade em controlar as finanças dos negócios. Isso acontece porque muitas vezes o gerente da empresa é o próprio dono. Como consequência, ele tem um acúmulo de funções e não consegue lidar com todas as atividades administrativas.
Pensando em resolver esse problema, listamos algumas dicas. Veja!
1. Controle de caixa
Para manter a organização do caixa, faça um fechamento diário e registre todas as entradas e saídas.
Uma sugestão muito válida é fazer isso em um ambiente diferente do que você geralmente utiliza para organizar as despesas pessoais. Tenha um local para cada uma das tarefas.
Além disso, evite usar o dinheiro que entrou em caixa para almoços e viagens do dia a dia, por exemplo. Isso te ajudará a visualizar com mais clareza o lucro real que a sua empresa está tendo ao fim do mês.
2. Estabeleça um salário fixo para você
Estipular um valor mensal, como um salário, é uma forma de evitar que você tenha de tirar dinheiro do caixa.
Para determinar a quantia, leve em conta o quanto você necessita para se manter e o valor médio que profissionais que exercem as mesmas funções que você recebem.
Não se esqueça, porém, que esse salário deve ser condizente com a realidade financeira do seu negócio. Vale a pena buscar ajuda de um contador ou profissional da área para garantir um valor adequado.
3. Tenha contas separadas
Um dos maiores erros cometidos é usar a mesma conta bancária para movimentar o dinheiro pessoal e o da empresa.
Portanto, o mais recomendado é mantê-las separadas. Assim, é possível controlar e acompanhar os lançamentos nos extratos, os gastos e pagamentos recebidos.
Você pode abrir uma conta PJ e uma PF para não misturar as finanças.
4. Procure por soluções que te ajudem a reduzir gastos
Alguns detalhes do dia a dia podem causar um impacto grande no fim do mês. Por exemplo, ao abrir uma conta, observe quais as taxas cobradas pela instituição financeira. Avalie se não é mais vantajoso recorrer a um banco digital.
O SCC Bank é uma ótima opção para isso. Por lá, você faz a abertura da sua conta PF ou PJ gratuitamente, com muito menos burocracia do que os bancos tradicionais. Aproveite para conhecer!
E então, pronto para colocar essas dicas em prática? Esperamos que este conteúdo contribua para o crescimento do seu negócio!
Para ler outros materiais como esse, acompanhe nosso blog e nossas redes sociais. Até a próxima!
Ficou com alguma dúvida? É só deixar seu comentário aqui embaixo!