Entenda o que é fintech

O termo “fintech” vem da junção de duas palavras em inglês: financial, que significa financeiro, e technology, que significa tecnologia. No sentido original da palavra, então, fintech quer dizer tecnologia financeira. 

Porém, na prática, o verdadeiro significado do termo vai além disso e é bem mais abrangente do que simplesmente tecnologia financeira. Então, para saber mais sobre o assunto, continue a leitura até o final e entenda o que é fintech.

O que é fintech? Entenda na prática

A expressão fintech pode ser usada na prática para descrever soluções financeiras que utilizam processos operacionais tecnológicos e inovadores. É uma nova tecnologia que visa automatizar e melhorar o uso de serviços financeiros e suas entregas para os consumidores.

Sendo assim, uma fintech pode ser utilizada para ajudar proprietários de empresas e consumidores a simplificarem seus processos financeiros diários e também para auxiliarem no gerenciamento de suas finanças.

As fintechs são negócios atualizados que oferecem soluções parecidas com as instituições financeiras tradicionais, como os bancos, seguradoras, corretoras, entre outras. No entanto, possuem um diferencial, que é a inovação tecnológica como base de suas operações.

Além disso, como a estrutura dos serviços das fintechs é digital, normalmente não possuem grandes gastos com estruturas físicas, como as agências bancárias tradicionais, que acabam tendo mais despesas para manterem um espaço físico.

De modo geral, as fintechs se destacam por oferecerem soluções menos burocráticas, inéditas e mais práticas de serem utilizadas, umas vez que estão disponíveis aos clientes através de seus computadores e smartphones, por exemplo.

Principais vantagens de uma fintech

Para que você possa entender melhor o que é uma fintech e como ela pode te ajudar, selecionamos abaixo suas principais vantagens:

Agilidade

Com o auxílio da tecnologia, os serviços financeiros da fintech ficam mais ágeis.

Praticidade

O acesso aos serviços é bem mais prático, facilitado e menos burocrático do que nas instituições tradicionais.

Autonomia

Aumento da autonomia para os clientes, que passam a não depender mais dos atendentes para resolverem suas solicitações.

Custos reduzidos

Por já terem surgido no mundo digital e não precisarem de grandes estruturas físicas, seus custos são reduzidos, permitindo, assim, a oferta de produtos isentos de taxas.

Cultura organizacional mais dinâmica e horizontal

Diferente de instituições financeiras tradicionais que apresentam um modelo hierárquico mais rígido, as fintechs têm um modelo organizacional mais dinâmico e horizontal, que por serem mais focadas em inovação, também possibilitam uma melhor adaptação dos profissionais e de clientes.

Com todas essas vantagens, as fintechs conseguiram agradar seu público e continuam crescendo aqui no Brasil e no mundo todo, fato que tem causado certo receio nos bancos tradicionais.

As fintechs continuam crescendo

Esse crescimento se deve ao fato de estarem mais alinhadas às expectativas de seus consumidores quando comparadas às instituições tradicionais. Além disso, estão proporcionando melhores experiências e continuam trazendo inovação constante.

Outro motivo que contribuiu muito para esse crescimento, foi o aumento do acesso a internet e também a redução dos custos da tecnologia da informação, principalmente nos últimos dez anos.

Como podemos concluir, as fintechs vieram mesmo para ficar e inovar o mundo das finanças.

E você, já utiliza os produtos e serviços das fintechs? Como está sendo sua experiência?

Deixe seu relato aqui nos comentários e se você gostou deste conteúdo, continue acompanhando os próximos posts. Até a próxima!