Abrir o próprio negócio ainda é o sonho de muitas pessoas. No entanto, para que esse sonho se torne possível, é preciso ter uma certa quantia de dinheiro para fazer um investimento inicial.
Portanto, se você pretende abrir o seu negócio, mas ainda não tem esse capital inicial para investir e se manter nos primeiros dois anos, saiba que uma das alternativas possíveis é fazer um empréstimo.
Você deve estar se perguntando: será mesmo que vale a pena fazer empréstimo para abrir um negócio?
A resposta é sim, vale a pena. Porém, é necessário fazer um bom planejamento antes de escolher essa opção.
Continue a leitura até o final, pois vamos te explicar como fazer esse planejamento e te ajudar a ser mais assertivo na hora de solicitar o seu empréstimo.
Planejamento é essencial antes de fazer empréstimo para abrir um negócio
Já sabemos que para quem ainda não possui um capital inicial guardado para abrir o próprio negócio, fazer o empréstimo é a solução ideal. No entanto, muitas pessoas acabam errando ao solicitar esse empréstimo, sem antes ter feito um planejamento adequado.
Fazer um planejamento financeiro detalhado é o passo mais importante antes de optar pelo empréstimo, pois vai te ajudar a evitar situações como contratar valores acima do necessário ou, ainda, valores que sejam insuficientes para cobrir todas as despesas.
Passo a passo para fazer um bom planejamento antes de fazer um empréstimo
Comece anotando todos os gastos
Faça uma análise e anote todos os gastos que você terá para montar o seu negócio. Considere as despesas de abertura da empresa, possíveis gastos com a compra de equipamentos, produtos e com funcionários.
Pense a médio prazo também
Já considere as despesas a médio prazo também, calculando uma média dos custos que terá com a empresa nos dois primeiros anos, para evitar que a quantia contratada seja insuficiente e te obrigue a ter que contratar um novo crédito depois. Desse modo, é possível ser mais assertivo na hora de solicitar o valor.
Verifique se será necessário ter uma reserva de emergência
Faça uma análise de como está sua situação financeira atual e veja se ela te permite arcar com possíveis imprevistos. Assim, você terá uma noção se será necessário destinar parte do valor emprestado para montar uma reserva de emergência também.
Depois de ter seguido essas orientações básicas de planejamento, você conseguirá entender com mais clareza quais serão os gastos iniciais e de médio prazo, que você terá para abrir e manter seu negócio em um primeiro momento.
Com essas informações você terá uma média do valor total das despesas fixas e também de quanto precisará para sua reserva de emergência. Assim, já terá uma noção de quanto dinheiro precisará solicitar na hora de pedir o empréstimo.
Antes de finalizar a contratação do empréstimo, procure saber quais opções estão disponíveis para empreendedores e para quem já possui um CNPJ registrado, isso pode te ajudar a obter empréstimos com menores taxas e condições especiais para sua empresa.
Se caso você ficou com alguma dúvida, deixe aqui nos comentários.
Continue acompanhando o nosso blog para mais conteúdos como este. Até a próxima!