Já teve seu cartão de crédito bloqueado e só se deu conta quando foi usá-lo? Por mais desagradável que seja a situação, é comum que aconteça e os motivos podem ser variados.
Por isso, para o post de hoje, listamos as principais razões pelas quais o cartão de crédito normalmente é bloqueado. Para conferir, é só seguir a leitura!
Cartão de crédito bloqueado: por que isso acontece?
Pior do que ter o cartão de crédito bloqueado, é ser pego de surpresa e não saber o porquê do ocorrido. Dessa forma, vale a pena conhecer as causas mais comuns para tal. Veja:
Bloqueio de cartão novo
Se você solicitou o cartão há pouco tempo, como forma de segurança, ele chegará bloqueado. Para desbloquear e começar a utilizá-lo, é preciso entrar em contato com o banco emissor ou seguir o procedimento pelo aplicativo.
Cartão vencido
Como sabemos, todo cartão possui uma data de validade, mas é muito fácil esquecer de olhar. Geralmente, o próprio banco envia um novo cartão ao cliente antes da data de expiração. Porém, caso não o receba, entre em contato para pedir o próximo. Do contrário, você não conseguirá realizar compras nem consultas no caixa eletrônico.
Senha incorreta
Essa é clássica! Seja por pressa ou por ter esquecido, quando a senha é digitada errada três vezes seguidas, o cartão é bloqueado automaticamente. Isso acontece como forma de proteção contra fraudes ou uso indevido.
Na maioria das vezes, para voltar a usá-lo, é necessário que o titular vá até a agência para fazer o desbloqueio e comprovar que foi ele o autor do erro.
Cartão com fatura atrasada
O não pagamento da fatura pode gerar, além do bloqueio, juros altos. Mas o cliente deve ser comunicado com antecedência.
Então, se estiver com pagamento pendente, tente regularizar a situação o quanto antes.
Suspeita de fraude
Outros casos bem recorrentes são compras feitas no exterior ou com valores muito acima do que o usuário costuma gastar.
Se o banco perceber algumas dessas situações atípicas, pode ser que ele faça o bloqueio automático do cartão por suspeita de fraude. Entretanto, o cliente também precisa ser notificado.
Esses são alguns dos motivos mais corriqueiros para explicar um cartão de crédito bloqueado. Fique atento a eles para não ter o uso interrompido.
E então, este conteúdo foi útil para você? Se quiser ler outros materiais como esse, não deixe de acompanhar nosso blog e nos seguir nas redes sociais!
Tem alguma dúvida? É só deixar um comentário aqui embaixo!