Conseguir a aprovação e liberação de crédito não é tão simples como parece. Isso porque não basta a pessoa simplesmente estar com o nome limpo. Um conjunto de fatores é considerado por parte do credor nessa tomada de decisão, e o score de crédito está entre eles.
Entretanto, quando se fala em score, ainda surgem diversas dúvidas sobre seu funcionamento e maneira de definir a pontuação. Por isso, reunimos as perguntas mais comuns sobre o assunto neste post, para que você entenda de uma vez por todas como funciona o score de crédito!
É só continuar a leitura para conferir!
As 10 principais dúvidas sobre o Score de Crédito
Os pontos do score variam de 0 a 1000, como sabemos. Quanto maior, melhores as condições. Porém, essa pontuação não é estática e pode mudar. Acompanhe, então, as principais perguntas sobre a ferramenta!
1. Por que a pontuação do score muda de uma empresa para outra?
O resultado da consulta pode ser diferente de uma empresa para a outra sim. Isso acontece devido aos critérios de avaliação adotados em cada instituição. Algumas analisam uma quantidade maior de informações, o que pode fazer com que os pontos variem.
2. Consultar o próprio CPF mais de uma vez diminui a pontuação?
Apesar de muita gente acreditar nisso, a verdade é que o tanto de vezes que você consulta o seu seu próprio CPF não influi a pontuação.
3. Pedir CPF na nota vai aumentar meu score?
Não. A inclusão do CPF na nota fiscal não é levada em consideração pelo cálculo da ferramenta.
4. O score aumenta assim que uma dívida é paga?
É claro que a pontuação vai melhorar se você realizar o pagamento de todas as suas dívidas, no entanto, isso não acontece imediatamente. Os pontos aumentam de forma gradativa.
5. O score considera apenas informações negativas do histórico financeiro da pessoa?
Não! Os débitos que ultrapassam 5 anos não são mais calculados — tendo em vista que as dívidas prescrevem após esse período. Em relação às informações, o score leva em conta tanto dados negativos, quanto positivos. O cadastro positivo, inclusive, pode influenciar a pontuação.
Saiba mais em: Entenda o que mudou com o Score 2.0
6. Posso conseguir um financiamento com o score baixo?
A resposta é: depende! Nessa situação, é a empresa que irá decidir se aprova ou não o financiamento. Como dissemos, cada uma possui seus próprios critérios de análise.
7. Fazer pagamentos à vista melhora a pontuação do score?
O ponto-chave não é fazer apenas pagamentos à vista, mas sim ter responsabilidade e pontualidade com seus compromissos financeiros. O score verifica, sobretudo, como a pessoa lida com o crédito. Desse modo, pagar à vista não impacta a pontuação.
8. É possível pagar para alguma empresa aumentar meu score?
Não, isso é um mito. Diversas empresas aparecem com promessas de aumentar o score do cliente em pouquíssimo tempo, mas não é possível. A pontuação está totalmente atrelada ao modo como você cuida da sua vida financeira. Fique atento com esse tipo de oferta para não cair em golpes!
9. Meu nome está limpo e meu score continua baixo. Por que isso acontece?
Nome limpo não quer dizer score alto. Vale lembrar que a ferramenta não conta um período específico. O score é constituído pelo seu histórico como pagador, isto é, se você já foi negativado ou se já registrou algum atraso, provavelmente a pontuação será influenciada. Mas é óbvio que, mantendo os pagamentos em dia, os pontos irão melhorar gradualmente.
10. Manter o cadastro atualizado beneficia o score de crédito!
Sim, é verdade. Manter o cadastro atualizado possibilita as empresas te conhecerem melhor e facilita a concessão de crédito.
E então, gostou deste conteúdo? Para ler outros materiais como esse, continue acompanhando nosso blog e nossas redes sociais!
Ficou com alguma dúvida? Escreva um comentário que responderemos em seguida!