O Real Digital é uma Central Bank Digital Currency (CBDC) que, em tradução livre para o português, pode ser chamada de moeda digital emitida pelo Banco Central (BC). Ela será produzida pelo BC e regulada de acordo com as regras vigentes na política monetária brasileira.
De acordo com o BC, a implantação da moeda digital no Brasil tem como principais objetivos reduzir os custos das operações bancárias, como a emissão de papel-moeda, e facilitar o acesso da população aos recursos financeiros por meio da tecnologia.
Basicamente, o Real Digital é uma moeda virtual que pretende ser uma extensão das nossas tradicionais cédulas físicas. Será uma versão do nosso Real (dinheiro em espécie), em forma digital e em ambiente virtual.
Você quer saber como vai funcionar nossa moeda digital e suas principais vantagens? Então continue a leitura para conferir!
Como vai funcionar o Real Digital?
Já faz alguns anos que o Banco Central está trabalhando na criação de uma moeda digital brasileira. No entanto, a implementação do Real Digital ainda deve levar uns dois anos para acontecer.
A data oficial para implementação do Real Digital no Brasil ainda não foi divulgada, mas a expectativa é de que entre em testes públicos em 2023 e que seja disponibilizado aos brasileiros em 2024.
Umas das diferenças entre o real convencional e o digital, é que com o primeiro é possível manter fora de um banco, guardar em casa, carregar no bolso e assim manter a auto custódia. Já na versão digital da moeda não será possível fazer essa auto custódia, pois sua posse demandará de uma relação bancária.
Você poderá acessar a moeda digital brasileira por meio de uma carteira digital, que ficará sob responsabilidade de bancos e instituições financeiras autorizadas pelo BC. A perspectiva é de que no futuro o Real Digital passe a ser utilizado em qualquer lugar do mundo, sem ter a necessidade de fazer conversão.
Desse modo, vimos que a ideia do Banco Central é trazer a moeda digital para o cotidiano das pessoas e assim simplificar os processos de compras no varejo, movimentação de dinheiro, investimentos e transações bancárias de forma geral.
Principais vantagens do uso da moeda digital brasileira
- Maior agilidade em transações nacionais e internacionais
- Redução da emissão de papel-moeda
- Poderá ser usada em qualquer lugar do mundo, sem necessidade de conversão para a moeda local
- Facilitará o rastreamento do dinheiro
- Ajudará inibir a prática de crimes financeiros, como lavagem de dinheiro
- Incentivará a inovação e a concorrência no ambiente virtual
Você acabou de conferir como vai funcionar o Real Digital e suas principais vantagens.
Se este conteúdo foi útil para você, compartilhe também com seus amigos e continue acompanhando o nosso blog. Até a próxima!