Frequentemente novas tendências do varejo têm surgido e vêm acompanhando o comportamento dos consumidores, que estão cada vez mais informados e conectados.
Nos últimos dois anos, com esse período de pandemia que passamos, o comércio varejista já teve que se adaptar para atender às necessidades dos consumidores, que aderiram ao distanciamento social como medida de segurança. Esse fato impulsionou e acelerou a presença digital no setor do varejo.
Desse modo, mesmo após ter passado por essa fase mais crítica da Covid-19 e com a flexibilização das regras de segurança, é possível perceber que as práticas adotadas pelo comércio varejista neste período de reclusão foram bem sucedidas e vieram mesmo para ficar.
Pensando nisso, selecionamos as principais tendências do varejo para 2023. Continue a leitura até o final para saber quais são!
4 Tendências do varejo para 2023: confira agora!
A tecnologia e a inovação são fortes tendências da atualidade e com o setor do varejo isso não seria diferente.
De acordo com dados de pesquisas feitas recentemente com consumidores brasileiros, cerca de 83% dos entrevistados estão utilizando mais aplicativos de compras agora, do que antes da pandemia. Além disso, 85% dos entrevistados afirmaram que buscam estabelecimentos que ofereçam uma jornada de compra através de vários canais.
Portanto, podemos perceber que os consumidores do varejo estão mais adeptos a fazerem compras por meios digitais, fato que está diretamente relacionado às novas tendências de mercado e de consumo para este ano.
Se você é um empreendedor e quer ficar por dentro das tendências para 2023, confira esta lista que preparamos!
1- Jornada de compra híbrida
É um conceito de comercialização que combina jornada de compras em lojas físicas e também em ambientes virtuais. A jornada de compra híbrida é tendência na qual o virtual e o presencial se misturam com frequência.
Através de pesquisas que analisaram o comportamento do consumidor, foi possível concluir que os preços mais atrativos são os principais motivos para comprar online. Porém, o valor do frete aparece como a maior desvantagem.
Sendo assim, a estratégia de comprar pela internet e retirar na loja parece atender melhor às necessidades dos clientes e isso representa um forte hábito de consumo no varejo.
Esse contexto fortalece também uma outra tendência que vem sendo adotada nos últimos anos: o conceito de omnichannel, que integra diversos canais de contato com o cliente.
Na estratégia de omnichannel, o cliente tem várias opções de canais para se comunicar com a marca, de forma integrada, o que tende a oferecer uma melhor experiência de compra.
2- Atendimento personalizado
O desejo do consumidor continua sendo se sentir único e ter suas necessidades de consumo atendidas. Por isso, é importante investir na personalização da experiência do cliente em sua jornada de compra.
Atualmente, vemos que o varejo vai muito além da simples venda de produtos. Mas é preciso, além disso, encantar o cliente para que ele tenha uma boa impressão de sua empresa e, assim, facilitar sua retenção e fidelização.
Portanto, a construção de um relacionamento verdadeiro entre sua marca e seu público passa a ser essencial para fidelizar e proporcionar uma experiência de compra única para seu cliente.
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3- Vendas através das redes sociais
Essa é uma tendência que permanece, já que as próprias mídias sociais possibilitam que as marcas as usem como plataformas de vendas.
Neste sentido, as marcas usam as redes sociais para vender seus produtos, sem necessariamente ter uma loja física ou virtual.
Outra prática é usar alguma rede como vitrine virtual de vendas para atrair clientes, que, em seguida, são encaminhados para um e-commerce, por exemplo.
Segundo pesquisas, a experiência de compra por meio das redes sociais é vista como positiva para a maioria dos entrevistados. E dentre as redes mais populares para compra, destacam-se o WhatsApp e o Instagram.
4- Tecnologia nos processos de compra do varejo
O uso da tecnologia durante a jornada de compra realmente veio para ficar e tem se mostrado uma ferramenta essencial.
Por meio dela, fica mais fácil atrair o consumidor no momento certo, além de possibilitar um relacionamento mais próximo com os clientes e consequentemente maior satisfação na jornada de compra.
Além do mais, os recursos tecnológicos melhoram os processos de compra tanto em lojas físicas, como no meio digital, permitindo a integração entre canais online e offline e auxiliando na decisão de compra.
Dentre as tecnologias que mais ajudam no processo de compra e de pagamentos, estão: QR Codes, Pix, carteiras digitais para pagamentos, clube de benefícios, chatbots, entre outras.
Você acabou de conferir as principais tendências do varejo para 2023. Se você gosta de conteúdos como esse, continue acompanhando nosso blog e nos siga nas redes sociais. Até a próxima!