Fraude com cartão de crédito é mais comum do que se imagina. Com o crescimento das vendas online, cair em golpes se tornou ainda mais frequente. Por isso, é essencial contar com a ajuda de soluções para consulta de CNPJ e CPF antes de decidir vender para alguém.
Hoje, você vai conferir os principais tipos de fraude com cartão de crédito e como se precaver para não ser mais uma vítima. Continue a leitura para saber mais!
Fraudes com cartão de crédito: veja as principais!
De acordo com uma pesquisa realizada pela Global Consumer Card Fraud, o Brasil é o segundo país que mais sofre com golpes de cartão, chegando a uma margem de 49%. Veja agora quais as fraudes mais cometidas:
Clone de cartões
O clone consiste em pequenos dispositivos eletrônicos que são colocados em leitores de cartão com o intuito de roubar os dados da pessoa.
Geradores de números de cartões
Trata-se de uma ferramenta que gera diversas combinações numéricas até acertar uma que corresponda a um cartão de crédito ativo. Assim, o criminoso consegue fazer as compras que desejar.
Ligações falsas para roubo de dados
Aqui, os golpistas ligam para as pessoas se passando por bancos ou instituições financeiras e pedem que elas confirmem dados do cartão de crédito para poderem comprar online.
Chargeback
Por ser uma contestação de pagamento, os fraudadores aproveitam da facilidade do estorno para não pagarem as compras.
O que fazer para se proteger contra fraudes com cartão de crédito
Ter alguns cuidados com o processo de concessão de crédito é imprescindível para se prevenir contra esse tipo de golpe. Veja:
– Faça análise de crédito: observe se existe qualquer anotação envolvendo o documento do cliente, verifique o histórico financeiro e avalie seu CPF ou CNPJ.
– Invista em tecnologia: ter o auxílio de um sistema de automação financeira e uma ferramenta de análise de crédito é ideal para se precaver.
– Atualize o banco de dados do cliente: mantenha todas as informações do cliente atualizadas. Isso te ajudará a fazer uma análise de crédito mais precisa.
E então, gostou deste artigo? Para ler outras postagens como essa, fique de olho em nosso blog e nos siga nas redes sociais!
Tem alguma dúvida? Escreva um comentário abaixo!