O pagamento por aproximação já é uma prática comum de quem utiliza cartão de crédito, principalmente devido a sua praticidade. No entanto, é preciso ficar em alerta, pois acabou de surgir um novo golpe do pagamento por aproximação.
Esse tipo de ação foi identificada pela consultoria de segurança digital Kaspersky, que o classificou como o primeiro golpe envolvendo pagamentos por aproximação de cartões de crédito ou de smartphones.
Portanto, se você costuma utilizar essa forma de pagamento, confira este conteúdo até o final para conhecer o que é, como funciona e algumas dicas que irão te ajudar a se proteger contra ele!
Fitness nude midget Teen videos trenbolone for cattle for sale choreographers and fitness entertainers for tourist villages – ads foggiaO que é o novo golpe do pagamento por aproximação?
De acordo com a Kaspersky, o novo golpe é uma variação de um malware, ou seja, um tipo de vírus que já existia desde 2014 e foi criado por um grupo de criminosos brasileiros altamente especializado.
Esse vírus, que ficou conhecido como Prilex, continuou recebendo atualizações no decorrer dos anos e agora está com uma nova abordagem maliciosa focada no pagamento por aproximação, já aproveitando que essa modalidade está em alta.
Como funciona esse golpe?
De forma prática, ao tentar pagar por aproximação em uma maquininha que esteja infectada por este vírus, o consumidor recebe uma mensagem de erro, que o obriga a utilizar o cartão físico de crédito ou débito para inserir no dispositivo.
Sendo assim, ao fazer uma nova tentativa utilizando o cartão físico, o golpe acontece e o consumidor acaba tendo seus dados capturados pelos golpistas e fica exposto a compras indevidas.
Esse malware atualizado e uma vez instalado na máquina de cartão, tende a ser muito aperfeiçoado, o que possibilita ao grupo de fraudadores escolherem qual tipo de transação desejam bloquear.
Portanto, tanto os consumidores que fazem compras com pagamento por aproximação, quanto os lojistas e empreendedores que são os proprietários das maquininhas, estão sujeitos a caírem nessa fraude.
Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para ajudar você a se proteger. Começaremos com orientações para você que é consumidor e em seguida, para você que é empreendedor e que usa maquininha de cartão para cobrança. Confira abaixo!
Dicas para os consumidores se protegerem do golpe do pagamento por aproximação
1 – Ao fazer um pagamento via aproximação, fique em alerta caso apareça a mensagem de erro
Tenha muito cuidado se aparecer a seguinte mensagem: “Erro aproximação. Insira cartão”. Este é o texto que os criminosos estão usando para aplicar o golpe.
2- Evite inserir o cartão físico na maquininha
Se aparecer a mensagem de erro na primeira tentativa, fique em alerta e não insira seu cartão físico na máquina. Se possível, escolha pagar de uma outra forma, como dinheiro ou pix.
3 – Olhe com frequência no seu aplicativo do banco
Suspeite de qualquer movimentação atípica em seus cartões de crédito ou débito, como compras feitas fora de hora ou em locais desconhecidos. Caso encontre algo suspeito, entre em contato com o banco imediatamente e bloqueie o seu cartão.
(Leia também: Pagamento por aproximação: como se proteger contra golpes?).
Dicas para os empreendedores e lojistas se protegerem
1 – Cuidado ao receber links
Antes de clicar em algum link para instalação de sistema, ou atualização dos aparelhos que você utiliza para fazer as cobranças, tenha certeza de que são realmente confiáveis e enviados pela empresa fornecedora das maquininhas.
2 – Utilize um bom sistema de segurança para os computadores e dispositivos de sua empresa
Ter algum programa de segurança digital instalado, irá otimizar a proteção do seu computador e dispositivos, e também será eficiente na detecção de vírus nocivos.
3 – Tenha cautela ao receber visitas de funcionários para fazer manutenção da sua maquininha
Antes de autorizar uma visita presencial de algum suposto funcionário da empresa responsável pela máquina de cartão, certifique-se de que realmente foi enviado pela empresa em questão.
Você acabou de conferir nossas dicas para se precaver contra esse novo golpe. Vale ressaltar que o pagamento por aproximação é considerado seguro e que o problema não está no sistema em si, mas sim nas máquinas que agora estão sendo infectadas com o vírus.
E então, gostou deste conteúdo? Para ler outras postagens como essa, fique de olho em nosso blog e nos siga nas redes sociais! Até a próxima!